Atrás de mim está a maior baragem hidro-eléctrica do mundo (por enquanto)!
É a barragem de Itaipu Binacional. Foi construída pelo a meias pelo Brazil e pelo Paraguai. O rio do qual extrai a energia é o rio Paraná. Constituída por 20 unidades geradoras (tubos brancos), dos quais 10 são do Brazil e os outros 10 do Paraguai. O edifício a meio da baragem é onde se encontram os comandos das unidades gerados da baragem.
E aqui estou eu dentro do edifício de comados exactamente a meio do rio Paraná. O meu pé esquerdo está no Paraguai e o meu pé direito está no Brazil. Como a baragem é de segurança nacional tivemos que usar uma máscara (foi aprimeira vez!).
Estou debaixo da baragem , onde a água cai por um daqueles tubos brancos (unidade geradora) onde no fim têm um formato de caracol, onde a água faz girar uma turbina. O que está atrás de mim é o eixo que acopola a turbina ao gerador! Neste preciso momento ele estava a girar... o barulho é infernal e o calor também!
Esta parte é em cima da barragem... realmente enorme...
A sociadade Americana de engenheiros civis criou uma lista das sete marevilhas do mundo moderno da engenharia. Aqui vaic a lista:
- Eurotunel, Canal sobre a macha, França/Inglaterra (check)
- Diques da Holanda (check)
- Empire State Building, NY, USA (check)
- Golden Gata Bridge, San Francisco, USA (check)
- Canal do Pananá (por ir...)
- Torre CN, Toronto, Canadá (por ir...)
e ...
Barragem hidroelectrica de Itaipu binacional, Brazil e Paraguai. (check)
PS - Quando a barragem das três gargantas estiver a fonciunar em pleno, poderá em teoria ultrapasar em produção de energia a barragem de Itaipu.
PS2 - 50% da enrgia produzida é do Brazil e os outros 50% são do Paraguai; este ultímo vende 43% da energia ao Brazil, ficando somente com 7% de toda a energia produzida pela barragem, o que equivale, a +- 90% da energia total do Paraguai !!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário